Ocean Alive – Cooperativa para a educação criativa marinha, CRL

You are here

Foundation Year
2015
Country
Portugal
Region
Setúbal
Location

Bombel Casal 32

7080-303 Vendas Novas

Portugal

Number of members
5
Full-time
2
Part-time
6
Volunteers
100
Accept interns
YES
Area of intervention
Environmental Awareness
Environmental Action
Community Involvement
Consumer Awareness
Valorisation of Cultural Heritage
Environmental Education
Main funding mechanisms
European projects/grants
Private donations
Sponsorships
Provision of services
Level of impact
Local
Regional
National
International

A Ocean Alive é a primeira cooperativa em Portugal dedicada à proteção do oceano. A nossa visão é um oceano saudável protegido pelas comunidades costeiras. Vivemos em missão. Promovemos a proteção do oceano através da educação marinha e da transformação de comportamentos.

O projeto da Ocean Alive é focado no estuário do Sado, onde as pradarias marinhas são o habitat berçário das presas de uma população residente de golfinhos e do peixe e marisco da comunidade piscatória. Tem como objetivo proteger as pradarias marinhas envolvendo mulheres da comunidade piscatória Guardiãs do Mar.

A nossa ação desenrola-se através de um programa de educação marinha, de campanhas de sensibilização e de um programa de monitorização e avaliação de impacto do projeto nas pradarias marinhas.

O projeto da Ocean Alive tem a UNESCO como parceiro institucional. Contribui para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, nos objetivos 14 (sobre a conservação e uso sustentável do oceano), 5 (sobre a igualdade de género e o empoderamento das mulheres), 4 (educação de qualidade para todos) e 13 (ação climática).

  • RAQUEL GASPAR: PhD, bióloga marinha, co-fundadora da Ocean Alive.
  • SÍLVIA TAVARES: MSc, bióloga marinha, responsável pelo programa educativo da Ocean Alive.
  • FRANCISCO NEVES: MSc, Economia Social e Solidária, gestor de projetos
  • SANDRA LÁZARO: pescadora, guia marinha no programa educativo
  • DINA E INÊS SANTOS: elementos da comunidade piscatória (margem norte), agentes de sensibilização da campanha Mariscar SEM Lixo
  • CIDÁLIA E HELENA NUNES: elementos da comunidade piscatória (margem sul), agentes de sensibilização da campanha Mariscar SEM Lixo
  • Guardiãs do Mar: mulheres da comunidade piscatória protegem as pradarias marinhas

As Guardiãs do Mar são mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado que colaboram com a Ocean Alive na proteção das pradarias marinhas. Hoje são 15. Têm um papel catalisador na transformação de comportamentos dos seus pares, necessária à eliminação das 3 ameaças que comunidade local coloca a este habitat: o lixo da mariscagem, as âncoras e a pesca destrutiva.

A Ocean Alive tem como meta beneficiar a alteração de comportamentos desenvolvendo um selo de certificação de boas práticas que irá proporcionar um rendimento acrescido na venda do peixe e marisco desta comunidade.

As Guardiãs do Mar participam em todas as atividades da Ocean Alive. Através de um programa de capacitação, criámos novas profissões e funções que valorizam a sua sabedoria e história de vida e lhes conferem um rendimento complementar. As pescadoras são guias marinhas do programa educativo e experiências marinhas, são agentes de sensibilização da campanha Mariscar SEM Lixo e monitoras das pradarias marinhas com os cientistas.

 

  • Campanha Mariscar SEM Lixo

Responde ao problema global do plástico no oceano e visa sensibilizar os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré.

A Campanha de Sensibilização e Limpeza das margens do estuário do Sado Mariscar SEM Lixo tem três eixos: ações de sensibilização direta através de uma rede de Guardiãs do Mar, mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização; ações mensais de limpeza com voluntários; e uma rede de stakeholders que visa implementar soluções que evitam o plástico no oceano (através da sensibilização, da valorização do plástico e de outros resíduos recicláveis e da colocação de contentores nos locais de mariscagem).

A Mariscar SEM Lixo é um dos compromissos voluntários para concretizar o objetivo 14 do desenvolvimento sustentável, inscritos na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (#OceanAction15410).

 

Desde 2017, a Ocean Alive tem o patrocínio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa para a realização das grandes ações de sensibilização da campanha e a criação de uma rede de mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização dos seus pares.

 

  • Programa de Educação Marinha

Programa educativo inclusivo em que pescadoras locais e biólogas são guias marinhas. Cria um vínculo experiencial nos alunos e apoia os professores nos currículos pedagógicos.

 

  • Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva
  • Municípios de Setúbal, Palmela, Alcácer do Sal e Grândola
  • Juntas de Freguesia (Pontes, Gâmbia e Alto da Guerra, Sado, Carrasqueira)
  • Reserva Natural do Estuário do Sado
  • Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira
  • Instituto Politécnico de Setúbal
  • Escola Azul
  • Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage
  • Vieira de Almeida
  • Sair da Casca


Beneficiaries
Others
Have you previously hosted an intern? Is it a possibility in your organisation?

Sim e continuamos disponíveis para receber estagiários.


Gallery
Video

LousadaBioLivingLeave no traceCeseforPlay SolutionsENTERAthens University

About NGEurope

NGEurope: Promoting European social cohesion through leadership and change engagement by NGOs

Get In Touch